quinta-feira, 1 de julho de 2010


Nanã : seu elemento é a água e a terra então é o barro ,suas oferendas são recebidas em mangues em beira de rios lugares com a mistura de água e terra.Nanã mãe de Obaluauê e Oxumaré ,o dia da semana de Nanã é sábado,sua saudação é Saluba Nanã seu dia é comemorado dia 26 de julho .
As características de seus filhos: carinhosa às vezes até em excesso, levando o conceito de mãe ao exagero, mas também ranzinza, preocupada com detalhes, com forte tendência a sair censurando os outros. Não tem muito senso de humor, o que a faz valorizar demais pequenos incidentes e transformar pequenos problemas em grandes dramas. Ao mesmo tempo, tem uma grande capacidade de compreensão do ser humano, como se fosse muito mais velha do que sua própria existência
Um das lendas de Nanã :
Dizem que quando Olorum encarregou Oxalá de fazer o mundo e modelar o ser humano, o Orixá tentou vários caminhos. Tentou fazer o homem de ar, como ele. Não deu certo, pois o homem logo se desvaneceu. Tentou fazer de pau, mas a criatura ficou dura. De pedra, mas ainda a tentativa foi pior. Fez de fogo e o homem se consumiu. Tentou azeite, água e até vinho de palma, e nada. Foi então que Nanã veio em seu socorro e deu a Oxalá a lama, o barro do fundo da lagoa onde morava ela, a lama sob as águas, que é Nanã. Oxalá criou o homem, o modelou no barro. Com o sopro de Olorum ele caminhou. Com a ajuda dos Orixá povoou a Terra. Mas tem um dia que o homem tem que morrer. O seu corpo tem que voltar à terra, voltar à natureza de Nanã. Nanã deu a matéria no começo mas quer de volta no final tudo o que é seu.
Agora alguns pontos cantados:
Se ela é Nanã ela é Nanã boruke (2x)
a sua sai a roxa o seu colar e de guiné(2x)
----------------------------------
Se a minha mãe é saluba é o Orixá mais
velho do céu Nanã
Oh Nanã boruke olha seus filhos agora
que eu quero ver ,Oh Nanã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário